09 julho 2018

A ARTE DO SILÊNCIO

Imagem: Entrementes

A vezes tudo o que precisamos está bem dentro de nós. Em vários momentos tentamos encontrar respostas ou soluções para resolvermos tal situação de imediato sendo que o mais interessante e o mais correto seria apenas se calar.

Realmente nem sempre é fácil fazer com que o silêncio seja a resposta, em um momento onde a vontade de gritar é maior. Porém, agir freneticamente nos levam a um estado mais difícil do que o inicial em que nos encontrávamos.

Deveríamos pensar no silêncio como um dom que nos foi dado e que precisa ser praticado para que saibamos a maneira correta de usá-lo. O ideal é praticar o auto controle diante suas emoções.
Na maioria das vezes, agimos por impulso e isso pode nos levar a um arrependimento posteriormente. E agimos desta forma por defesa, somos assim instintivamente. Mas, como somos seres racionais, temos a capacidade de entender toda uma situação (inclusive nossas emoções) e então buscar uma solução para assim poder viver melhor.

QUAL É A HORA CERTA DE ME CALAR?

A resposta para essa pergunta é simples, basta entender e aceitar que vivemos em sociedade e que precisamos sempre pensar no próximo.

Sempre vai ter alguém que vai testar tuas emoções, outras mesmo sem perceber vão te deixar em estados de nervos. Ou chegará um momento em que sua decisão vai poder melhorar ou piorar uma situação no meio em que vive. Sendo assim, o melhor momento para o silêncio é aquele em que você se sente pressionado por algo.

Lembre-se que o seu racional deve controlar teus impulsos, você controla tuas emoções.
Com paciência, disciplina e força de vontade é viável que conseguirá manter a calma em momentos turbulentos e então dizer o necessário ao invés de soltar palavras vagas.

É como diz o ditado: "Falar até papagaio fala!" Então, que sejamos racionais e verdadeiramente capazes de escolhermos palavras certas nos momentos certos, para não sermos insensatos que não possuem domínio da razão.

Imagem: Blog - Tudo vai dar certo


Postagem em Destaque:

O QUE VOCÊ ESTÁ CONSCIENTE DE SER NESTE MOMENTO?