12 dezembro 2020

Já se sentiu confuso ao ter que tomar alguma decisão importante? Você precisa entender a importância da tomada de decisão consciente!

 

Imagem: Trainee Rh

Talvez você já sentiu vontade de parar algo que você começou com tanto entusiasmo.
Talvez alguma situação te fez repensar e você se sentiu confuso, não sabendo qual seria o melhor caminho para prosseguir.


É natural nos sentirmos assim em alguns momentos, mas é necessário aprender a resolver essa questão, pois a vida anda para frente, e parar no caminho não somente atrasa, como também pode nos fazer regredir.


A vida pode ser vista como uma escola, onde precisamos crescer formando boas ideias, mas ela também pode parecer confusa demais, como uma prova em que faltamos na aula. Então você decide: Aprender e formar boas ideias ou faltar nas aulas e se confundir em suas ideias.


Leia Também:
A vida é uma escola
Mudança de pensamento e renovação da mente.


Sempre vamos ter a oportunidade de escolhas, e em todas as áreas estamos sempre decidindo algo. Você decide desde a hora em que acorda, se vai levantar da cama ou não, se vai trabalhar, se vai se exercitar, se vai comer... A tomada de decisão é algo importantíssimo, e estamos sempre praticando.


Acontece que quando surge algo que requer um pouco mais de atenção, quando surge um acontecimento inesperado, ou quando a decisão a ser tomada pode transformar o rumo da nossa vida, tendemos a nos retrair, por conta da insegurança, medo ou crenças nos fazerem pensar que não somos capazes de decidir algo tão importe. E neste momento geralmente acontece a vontade de "voltar um pouco", de "parar no meio do caminho" pois acreditamos que tudo está confuso demais para continuar.
Neste momento, é interessante saber tomar uma decisão consciente do que deve ou não fazer.


Leia Também:
3 dicas para praticar o pensamento positivo.
As vezes é preciso dar uma pausa.


TOMADA DE DECISÃO CONSCIENTE


Precisamos a cada dia aprender a tomar decisões responsáveis, e para isso precisamos entender que a decisão vem da percepção que temos. O nosso comportamento baseia-se na percepção que temos da realidade, e não da realidade em si, então todos nossos interesses pessoais diferem de uma pessoa para outra, por isso é importante sabermos o que de fato é valioso para nós.


É necessário ter um olhar observador, saber analisar o alvo que desejamos alcançar, e também diferenciar se a vontade de parar no meio do caminho, de desistir ou retroceder vem de algo interno ou externo. Veja como diferenciar:


Nas causas internas, nós estamos sob o controle da situação, depende somente de nós, neste caso precisa ser analisado o nosso comportamento, buscar entender o porque desses sentimentos, descobrir a raiz do problema dentro de nós. Será o medo, a crença, a falta de entendimento? Será algo químico, que está nos deixando sem "energia" e por isso vem aquele desânimo de prosseguir?



Já nas causas externas, os estímulos vem de fora, e neste caso a pessoa é vista como se estivesse sendo pressionada, forçada etc. a ter um tal comportamento por causa daquela situação. Neste caso, deve-se lembrar que nós somos os protagonistas da nossa historia. E também levar em consideração que cada um possui uma percepção diferente, é por isso que por mais certos que possamos ser em nossos atos, sempre existirá alguém disposto a provar o contrário, e as vezes isso acontece sem maldade da outra pessoa, pois ela apenas possui uma percepção diferente da sua. 


Procure então analisar com calma e sem ansiedade as decisões que você precisa tomar na vida, não tome decisões nos momentos em que estiver se sentindo desconfortável ou inseguro, não se sinta pressionado por causas externas e entenda que cada pessoa precisa agir de uma forma em que se sinta seguro e confiante, inclusive você.


Veja teus princípios, mude seus padrões de pensamentos se necessário e tome suas decisões tendo em mente que as percepções muda de uma pessoa para outra, mas também é transformada em nós mesmos. Afinal, tudo passa e tudo muda...

Postagem em Destaque:

O QUE VOCÊ ESTÁ CONSCIENTE DE SER NESTE MOMENTO?