30 novembro 2018

O QUE SUA IDADE EMOCIONAL DIZ SOBRE VOCÊ? APRENDA A IDENTIFICAR SE VOCÊ É MADURO EMOCIONALMENTE.

Imagem: blastingnews

A nossa idade emocional diz muito sobre nós. Através dela podemos descobrir o porque de agirmos de uma determinada maneira.

Nós passamos por diversas experiências em nossas vidas, algumas delas acabam interferindo em nossa personalidade. As vezes não conseguimos perceber, mas muitas de nossas atitudes estão diretamente ligadas a algum fato do passado, ainda em nossa infância. Se aprofundarmos nisso poderemos facilmente descobrir o que levam as pessoas a sofrerem alguns problemas emocionais depois de adultos.

A nossa idade cronológica nos permite saber quantos dias, meses e anos possuímos, mas em relação a maturidade que possuímos devemos também levar em conta a nossa idade emocional/psicológica, pois ela pode estar diretamente ligada a nossa idade cronológica como também possuir resultados totalmente diferentes.

______________________________________________________________________
➤ Leia também:
>> Imaturidade Emocional: 4 características de pessoas imaturas emocionalmente.

______________________________________________________________________


IDADE EMOCIONAL ELEVADA: VEJAM ALGUNS DE SEUS PONTOS POSITIVOS.

⇢ Idade Emocional X Vida Social

Saber se comportar dentro da sociedade é algo muito importante e ao mesmo tempo desafiador. Sabemos que a vida não é um mar de rosas e muitas vezes é necessário agirmos de diferentes formas dependendo das situações que nos deparamos, e que são diversas.


Saber a melhor forma de lidar em momentos simples é algo prazeroso, pois gostamos de saber que está tudo sob controle e de ter a certeza de que conseguimos resolver questões da vida de maneira simples e eficaz.

Porém, quando surgem momentos difíceis e complicados de serem resolvidos ficamos inquietos e sabemos que se não tivermos controle emocional, dificilmente seremos bem sucedidos na realização do mesmo.
Levando em conta também que muitos momentos de injustiça podem facilmente aparecer e a forma que lidamos com eles também podem estar ligados a nossa idade emocional.

QUAL É A IDADE EMOCIONAL IDEAL?

Não existe uma idade ideal, mas é interessante sempre buscarmos formas de desenvolver nosso lado emocional, sendo mais realistas que sentimentais e aprendendo a resolver com maturidade situações complicadas.

⇢ Entendendo as Faixas Etárias.

A divisão de faixa etária ocorre da seguinte forma:

→Crianças: De 0 à 15 anos.
→Jovens: De 16 à 29 anos.
→Adultos: De 30 à 59 anos.
→Idosos: A partir de 60 anos.
(Dados:wikipedia.org)

Uma pessoa considerada jovem na sua idade cronológica pode ser considerada adulta em sua idade emocional, como também crianças/pré adolescentes, podem apresentar comportamentos de pessoas já adultas em sua idade emocional, por exemplo. Essa é a diferença que ocorre entre a idade emocional e cronológica de uma pessoa.

Para ter uma noção da nossa idade emocional ou psicológica é necessário observar nossas emoções e atitudes. Uma pessoa adulta atinge sua maturidade a partir dos seus 25 anos. Mas isso ocorre quando  não se deixam levar pelos desencontros da vida e quando seu desenvolvimento emocional não é abalado.

IDENTIFIQUE PESSOAS ADULTAS EMOCIONALMENTE.

1-  Conseguem lidar com problemas facilmente. Há muitas pessoas que ficam "perdidas" diante algumas situações. Pessoas que conseguiram se desenvolver na sua idade emocional, geralmente conseguem solucionar os problemas de uma forma mais simples.

2- São mais otimistas. Ver o lado positivo da vida não é algo simples, é preciso entender que tudo tem um tempo determinado, pensando desta forma é necessário não se apavorar em momentos difíceis. Basta entender e acreditar que tudo passa, até mesmo os momentos difíceis. Por isso é importante manter o pé no chão para resolver as questões do dia a dia com otimismo, o desespero nos impede de enxergar as coisas como realmente são.

3- Agem com cautela. Pensar no futuro faz parte de nosso ser, mas pessoas com idade emocional mais elevada entendem que o seu futuro está em suas mãos, por este motivo conseguem se cobrar menos e agirem mais, tendo sempre todo o cuidado necessário para que não tome decisões precipitadas.

4- Se cobram menos. Ficar se lamentando não resolve e tentar fazer tudo de uma vez também não. Saber identificar o que realmente importa e criar metas para alcançar seus objetivos são assuntos que chamam a atenção dessas pessoas. Pois assim, conseguem definir o que realmente importa sendo possível criar um plano de ação para que tudo seja controlado de uma forma simples. Tendo uma boa rotina podemos facilmente realizar tudo o que é necessário durante o dia sem precisar nos cobrar o tempo todo por algo que não foi feito.

5- São mais firmes quando algo foge do seu controle. Claro que imprevistos surgem, mesmo seguindo uma lista de afazeres, nem sempre conseguiremos agir com perfeição. E nesses momentos uma pessoa imatura dificilmente consegue superar, ou ficam extremamente magoados quando algo errado acontece. Ao contrário de pessoas com uma idade emocional mais elevada, que mesmo se magoando, conseguem contornar a situação fazendo dela uma forma de aprendizado. Pois eles sempre acreditam que errando também se aprende, e então conseguem ver o lado positivo dessas situações.
A idade emocional está diretamente ligada a nossa personalidade, na forma que agimos e pensamos. Nos mostra se estamos agindo como adultos ou se agimos como as criancinhas em situações embaraçosas.
Que possamos nos avaliar e buscarmos a cada dia sermos pessoas melhores em todos os sentidos, permitindo que a vida nos ensine aquilo que devemos aprender.

Tudo nesta vida é passageiro e estamos aqui para evoluirmos e ajudar o próximo. Mas para que isso aconteça, temos que crescer e amadurecer para então poder ajudar de uma maneira correta. Todo o bem que fazemos volta para nós de uma forma muito mais intensa, sendo assim, aprenda a ver a vida com positividade e aprenda também a evoluir para poder receber o que a vida tem de melhor.

Postagem em Destaque:

O QUE VOCÊ ESTÁ CONSCIENTE DE SER NESTE MOMENTO?